top of page

Conheça os principais tipos de base de lâmpadas


Se você entrar na loja on-line da Gimawa, vai encontrar modelos de lâmpadas para diversos gostos e finalidades, cada modelo tem um tipo de soquete (base) que precisa ser encaixado no bocal correto, para que em sua próxima compra não haja erro, nós vamos explicar quais são os soquetes mais comuns do mercado.

Qual a função do soquete?

Antes de tudo é importante entender qual a sua função, que é fixar o produto a rede elétrica, ou seja, se a base da lâmpada se encaixar perfeitamente no bocal ela funcionará de forma correta.

Base E (E-10, E-11, E-14, E-26, E-27, E-40)

É a mais popular (E-40 é a mais comum nas casas brasileiras), com a fixação de rosca, normalmente utilizada nas lâmpadas fluorescentes, incandescentes e de LED. O “E” vem de Thomas Edison, o inventor da primeira lâmpada incandescente e o número corresponde ao diâmetro, ou seja, uma lâmpada E10, tem uma base de 10mm.

Base GU (GU4, GU-5.3 e GU10)

Lâmpadas com base GU indicam que elas possuem 2 pinos, utilizadas em lâmpadas dicróicas. Se uma lâmpada é GU10 indica que seu diâmetro é de 10mm.

Base MR (MR15 e MR16)

As lâmpadas MR também possuem 2 pinos e são dicróicas, as iniciais MR significam multifaceted reflector ou refletor multifacetado, ou seja, refletem a luz em uma única direção, característica das lâmpadas dicroicas em geral, a diferença da MR16 para a GU10, por exemplo, é que a última é BIVOLT, não precisa de transformador.

Como identificar o tamanho do bocal e da base?

Geralmente a informação vem na embalagem do produto, em nosso site essa informação está logo abaixo da imagem do produto, na ficha técnica. É importante que você guarde a embalagem ou deixe anotado o tamanho do soquete utilizado em suas instalações para que em trocas futuras você compre a lâmpada correta.

Na loja on-line da Gimawa você encontra mais de 800 tipos de lâmpadas, mas agora que você já sabe os tipos de base mais comuns você pode utilizar os filtros de busca do site para encontrar a lâmpada ideal, lá você consegue refinar sua busca por soquete, tecnologia, voltagem, temperatura de cor, watts, vida útil, entre outros critérios, e se ficar com alguma dúvida é só nos contatar ali na aba superior Contato, até a próxima!

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Nos acompanhe também
nas redes sociais
  • facebook_gimawa_materiais_eletricos
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
bottom of page