Sensores de presença

O sensor é um dispositivo que responde a um estímulo físico/químico de maneira específica, eles podem detectar a presença de pessoas, animais e até veículos. Os dispositivos mais comuns (utilizados em alarmes, portas e lâmpadas) funcionam por movimento ou detecção de calor, mas também podem ser acionados por micro-ondas e interrupção de raios infravermelhos.

Funcionamento

Os sensores de movimento funcionam através do efeito Doppler: o equipamento emite micro-ondas que são refletidas pelo objeto que estiver em movimento, dessa forma o dispositivo emite, recebe e detecta os sinais transmitidos.

 

Os sensores ultrassônicos funcionam de forma semelhante, entretanto, as ondas emitidas são sonoras. A detecção é realizada quando o objeto em movimento reflete essas ondas enviando um eco — que é convertido em sinais elétricos — para o dispositivo.

Sensores fotoelétricos/fotocélulas: Transformam um sinal luminoso (luz ou sombra) num sinal elétrico, ou seja, o dispositivo monitora e controla a luminosidade ao redor e aciona a iluminação somente quando necessário e conforme programado. Exemplo: a luz é acionada ao anoitecer, por motivos de segurança, e desligada ao amanhecer, quando já houver iluminação natural, tudo de forma automática.

Já os sensores por detecção de calor (infravermelhos) funcionam através do calor emitido pelo corpo, que é interpretado como um sinal elétrico, acionando o que estiver conectado ao dispositivo.

Aplicação e benefícios na iluminação

Em projetos de iluminação, a aplicação dos sensores pode ser feita em todo tipo de ambiente, mas vale ressaltar o uso em portas de entrada, escadas, garagens e jardins. Esse tipo de tecnologia proporciona conforto, segurança, praticidade e economia, pois, podem indicar invasores no ambiente, iluminar acessos evitando acidentes e reduzir em até 75% os gastos com iluminação desnecessária já que funciona somente quando é preciso.

Vale ressaltar que a instalação dos dispositivos deve ser realizada por um profissional especializado e com os produtos adequados. Em nossa loja virtual, além de fios, cabos, lâmpadas e materiais elétricos em geral, você também encontra diversos tipos de sensores, todos da mais alta qualidade, confira:

A Gimawa possui um time de 60 consultores prontos para tirar todas as suas dúvidas a respeito de pedidos, orçamentos, produtos, navegação no site entre outras informações.

​Para entrar em contato conosco, preencha os dados do formulário ao lado e clique em enviar. Se preferir, você também pode entrar em contato conosco pelo televendas (11) 2898-9333 ou através do vendas@gimawa.com.br

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta das 8:15h às 18:00h
O tempo de resposta dos e-mails é de até 24h úteis.