Entenda o que são os dispositivos de proteção elétrica e suas funções

May 3, 2019

Os dispositivos de proteção elétrica têm a função de aumentar a segurança das instalações elétricas, prevenindo contra choques elétricos, sobreaquecimento ou surtos de corrente ou tensão. Conforme a norma técnica brasileira NBR 5410 que trata das instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V), os dispositivos são obrigatórios em uma instalação. Os três principais são: Disjuntor, DPS e IDR, entenda a diferença e como cada um deles funciona:

 

Disjuntor

É um aparelho projetado para desarmar o circuito em que está instalado ao detectar calor atípico indicando corrente excedente. Dessa forma ele evita as sobrecargas e curtos-circuitos em uma instalação elétrica. 

Os disjuntores podem ser: térmicos, magnéticos e termomagnéticos, monopolares, bifásicos ou trifásicos e categorizados de acordo com a curva de ruptura, podendo ser curva B (ex: chuveiros, aquecedores elétricos, tomadas de uso geral), curva C (Ar condicionado, circuitos de iluminação e sistemas de comando e controle) ou curva D (motores de grande porte e grandes transformadores).

 

 

DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos)

Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento. O dispositivo é indispensável nas instalações e é voltado principalmente à proteção de aparelhos eletroeletrônicos evitando queimas.

 

 

IDR (Interruptores Diferenciais)

Já o IDR tem a função de proteger pessoas e animais de serem atingidos por fugas de corrente (choques elétricos), quando a fuga de corrente supera os 30mA, o IDR desliga automaticamente o circuito. Conforme a norma ABNT NBR 5410, o uso do IDR é obrigatório em áreas molháveis (banheiros, cozinhas, áreas de serviço, garagens) e em circuitos que alimentem tomadas em áreas externas à edificação.

 

 

 

 

 

O uso desses dispositivos é fundamental para uma instalação elétrica segura e, dessa forma garantir também a segurança dos ambientes e de quem o frequenta. Em nossa loja virtual, além de fios, cabos, lâmpadas e materiais elétricos em geral, você também encontra disjuntores, fusíveis, barramentos, quadros, painéis e caixas de distribuição para sua construção ou reforma, confira clicando aqui.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em Destaque

Conheça os principais tipos de base de lâmpadas

22/03/2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

March 7, 2019

Please reload

Arquivo