Veja como funcionam as Bandeiras Tarifárias

December 6, 2018

 

A bandeira tarifária é uma forma de sinalizar aos clientes o valor real cobrado na conta de energia. O sistema é composto por 4 bandeiras: verde, amarela e dois patamares de bandeira vermelha, o objetivo, além de trazer uma transparência maior em relação aos custos é alertar também sobre a importância do consumo consciente de energia.

 

Para entender o porquê das bandeiras e do cálculo feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) devemos lembrar que as usinas hidrelétricas dependem da chuva e da água armazenada nos reservatórios para produzir energia, quando essa água não é o suficiente, a energia passa a ser produzida pelas termelétricas, que utiliza carvão, gás natural, óleo combustível e o diesel na produção, encarecendo o processo que reflete diretamente na conta.

 

O Sistema de Bandeira Tarifária entrou em vigor em 2015 e desde então as empresas distribuidoras de energia passam a divulgar, mensalmente, na conta de energia dos consumidores a bandeira em vigor. Entenda cada uma:

 

Quando o nível de água dos reservatórios sobe, as termelétricas são desligadas e a produção de energia volta a ser feita pelas hidrelétricas, reduzindo assim os custos para o consumidor final.

 

Entre junho e outubro, período sem chuvas, foi estabelecida a bandeira vermelha no segundo patamar, em novembro a bandeira amarela e agora em dezembro, período com maior índice de chuvas, a Aneel informou que a bandeira será verde, sem custos para o consumidor. “Mesmo com a bandeira verde é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica” declarou a Aneel.

 

Para saber mais acesse o site da Aneel.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em Destaque

Conheça os principais tipos de base de lâmpadas

22/03/2019

1/4
Please reload

Posts Recentes

March 7, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Nos acompanhe também
nas redes sociais
  • facebook_gimawa_materiais_eletricos
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn