top of page

Veja como funcionam as Bandeiras Tarifárias


A bandeira tarifária é uma forma de sinalizar aos clientes o valor real cobrado na conta de energia. O sistema é composto por 4 bandeiras: verde, amarela e dois patamares de bandeira vermelha, o objetivo, além de trazer uma transparência maior em relação aos custos é alertar também sobre a importância do consumo consciente de energia.

Para entender o porquê das bandeiras e do cálculo feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) devemos lembrar que as usinas hidrelétricas dependem da chuva e da água armazenada nos reservatórios para produzir energia, quando essa água não é o suficiente, a energia passa a ser produzida pelas termelétricas, que utiliza carvão, gás natural, óleo combustível e o diesel na produção, encarecendo o processo que reflete diretamente na conta.

O Sistema de Bandeira Tarifária entrou em vigor em 2015 e desde então as empresas distribuidoras de energia passam a divulgar, mensalmente, na conta de energia dos consumidores a bandeira em vigor. Entenda cada uma:

Quando o nível de água dos reservatórios sobe, as termelétricas são desligadas e a produção de energia volta a ser feita pelas hidrelétricas, reduzindo assim os custos para o consumidor final.

Entre junho e outubro, período sem chuvas, foi estabelecida a bandeira vermelha no segundo patamar, em novembro a bandeira amarela e agora em dezembro, período com maior índice de chuvas, a Aneel informou que a bandeira será verde, sem custos para o consumidor. “Mesmo com a bandeira verde é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica” declarou a Aneel.

Para saber mais acesse o site da Aneel.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Nos acompanhe também
nas redes sociais
  • facebook_gimawa_materiais_eletricos
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
bottom of page