top of page

Iluminação de jardim


Um bom projeto luminotécnico valoriza qualquer espaço, e nos ambientes externos não é diferente. Além de enfatizar a beleza, a iluminação do jardim traz consigo outro fator importante: a segurança, que envolve tanto possíveis invasores quanto a facilidade de se locomover pela área.


Antes de mais nada, você deve ter o espaço pronto ou pelo menos o projeto do jardim. Saber quais plantas serão usadas é muito importante para adequar a iluminação, já que existem inúmeras opções de lâmpadas que proporcionam desde efeitos como fachos mais abertos ou fechados, até as que são adequadas para iluminar apenas o caule ou a copa de uma árvore.


Saber quais serão os caminhos de acesso também é importante. Deve-se pensar em iluminar cantos escuros, muros e escadas criando um efeito agradável e funcional.


Cuidado com as fiações, principalmente se os fios passam de um canteiro para outro. Eles deve estar em perfeitas condições e bem enterrados para evitar tropeções. Uma dica interessante é anotar por onde os fios passam, para facilitar a indicação aos jardineiros ou quando precisar cavar algum buraco no jardim.


Por fim, sempre use luminárias produzidas para áreas externas, como os Refletores, arandelas, balizadores e tartarugas, com grau IP65 (proteção contra poeira e jatos de água).




Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Nos acompanhe também
nas redes sociais
  • facebook_gimawa_materiais_eletricos
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
bottom of page